posição solar

February 11, 2016

Tão importante quanto metragem, localização e preço, a posição solar deve ser levada em consideração na hora de escolher o seu imóvel. Isso porque é ela quem vai definir a quantidade de luz e calor solar que a sua casa irá receber.

prevenção de umidade, mofo e outros problemas estruturais são só alguns dos principais motivos pelos quais vale a pena investir em um apartamento bem posicionado. Mas você sabe qual a melhor face: norte ou sul? leste ou oeste?

 

De modo geral, a face norte é a que recebe mais raios solares durante o dia – principalmente no inverno. Todavia, é importante observar a localização do imóvel. Prédios altos ou muito próximos, sacadas muito grandes e até mesmo árvores podem acabar fazendo com que a luz solar não chegue até a sua casa, tornando a tal da fachada norte inútil.

 

Por isso é super importante não verificar apenas a planta do imóvel, mas o seu entorno, garantindo que a incidência solar seja adequada e real.

frente leste mostra-se interessante quando a fachada da construção está voltada para a rua, por exemplo. Desta forma, via de regra, os cômodos voltados para o leste receberão luz e calor solar durante a manhã.

 

Apartamentos bem iluminados e com incidência solar adequada irão fazer bastante diferença, também, na sua conta de energia elétrica.

 

Por isso, na hora de escolher o imóvel, verifique qual a face de cada cômodo. Ambientes em que ficamos mais tempo, como quartos e salas, são aqueles que necessitam de um conforto térmico maior. 

 

Não esqueça que além de interferir na saúde de sua família, a posição solar é ainda um fator que interfere na valorização do bem.

(Texto adaptado de Rogerio Fonseca, redator da Tibério Construtoras, SP)

ÍNDICES JULHO/2020:   CUB/AFEARQ: R$2.077,68  |  CUB SINDUSCON/RS (R8-A): R$1.982,39 |    INCC: 0,32% 

Pilar Incorporadora TS Ltda.

| Rua Raimundo Montanari, 1421, sala 201, Flores da Cunha, RS, CEP 95270-000 | (54)3292-9631 | contato@pilarincorporadora.com |