CHECK-LIST DE MEDIDAS PARA COMPRAR NA PLANTA

December 7, 2016

 

Comprar apartamento na planta é uma forma muito eficiente de economizar. Mas, essa economia acaba saindo caro se alguns pontos cruciais não forem observados.

Uma das maiores dificuldades em se comprar apartamento na planta é justamente entender a própria planta baixa do apartamento, isso porque, se a alvenaria não estiver concluída, você não consegue ir até o empreendimento para dimensionar e entender os espaços.

Existem algumas medidas muito básicas, que separamos por áreas pra você conferir.

 

1. ÁREA SOCIAL 

- Portas: a de entrada no imóvel costuma ser a mais larga, mas o padrão de portas internas é 80 cm. Neste e nos demais ambientes, é fundamental deixar desimpedido o ângulo da abertura – só dispense essa recomendação no caso de modelos de correr.

 

- Circulação: 60 cm bastam para uma pessoa transitar sem aperto, portanto, tente manter essa medida em todas as áreas de passagem.

 

- Jantar: Entre as cadeiras e a parede sobram 60 cm, intervalo que proporciona conforto quando alguém se senta ou se levanta – caso as cadeiras tenham braços, aumente essa distância em 20 cm.

 

- Estar: para incluir uma mesa de centro em salas estreitas, só abrindo mão do padrão recomendado de 60 cm livres. Entre a mesinha e o sofá, e entre ela e a poltrona, a distância mínima aceitável é de 40 cm – ainda assim, será preciso passar de lado caso alguém esteja sentado. Se o rack tiver gavetas, que se estendem por cerca de 30 cm quando abertas, você necessitará deixar um intervalo maior, de 50 cm, desse móvel até a mesa.

 

- Sofá: entre o braço do estofado e a parede vizinha devem restar 10 cm, respiro suficiente para abrigar a cortina. A mesinha lateral também fica afastada alguns centímetros.

 

2. COZINHA

- Circulação: estabeleça um corredor de no mínimo 1 m de largura sem barreiras. A distância supera a de outros cômodos para garantir a mobilidade de duas pessoas – enquanto uma usa a bancada, a pia ou o fogão, a outra transita com segurança, já que muitas vezes é necessário carregar louças e pratos quentes. Quando houverem móveis nos dois lados, adote a medida mínima de 1,20m, para abrir as portas dos eletrodomésticos e móveis com tranquilidade.

- Portas: por causa dos eletrodomésticos, as aberturas nesse ambiente costumam medir 80 cm. Nesta planta, a porta de entrada e a da geladeira não podem ser movimentadas ao mesmo tempo. Na prática, isso não costuma ser um problema pois, no dia a dia, é comum que a cozinha permaneça aberta, com a porta encostada na parede lateral. Se preferir, adote um modelo de correr, como foi feito no acesso à lavanderia, junto do fogão.

 

-Eletrodomésticos: tenha atenção redobrada às posições da geladeira e do fogão. Como esses equipamentos geram calor, que precisa ser dissipado, não podem ficar encostados nas paredes nem nos móveis adjacentes. O manual técnico de cada produto informa os distanciamentos específicos, mas, de modo geral, o vão sugerido por nossos consultores é a partir de 10 cm de cada lado.

 

- Fogão: quando o forno está aberto, é importante que restem livres 65 cm ou mais para que se consiga agachar, tirar o recipiente do interior e levantar sem o risco de esbarrões.

 

- Churrasqueira: é muito comum as construtoras estarem incluindo em suas plantas uma churrasqueira privativa por apartamento. Aqui, existem algumas regras de medidas muito básicas para que você realmente possa utilizá-la. É importante levar em conta as medidas dos acessórios. Não há lógica você ter uma churrasqueira muito pequena em que não é possível encaixar uma grelha. Um espeto, por exemplo, mede 65cm de comprimento. É importante não apenas observar se o espeto ou grelha cabem dentro da churrasqueira, mas qual o vão entre ela a parede, pois você precisa tirar os mesmos de dentro da churrasqueira sem precisar incliná-los. Desta forma, entre a churrasqueira e uma eventual parede você precisa ter no mínimo 1,30m para conseguir tirar o espeto ou grelha de forma cômoda e segura.

 

3. QUARTO

- Cama: nas duas laterais, preserve a passagem mínima de 60 cm. Em uma planta como esta, essa largura possibilita que o morador se sente para calçar os sapatos e ainda admite dois criados-mudos, com folga entre o colchão e a parede. Observe o tamanho da cama que deseja colocar e acrescente 60cm de circulação em cada lateral.

 

-  Guarda-roupa: mantenha também 60 cm desimpedidos à frente dele. Cada folha de um armário de três portas pede cerca de 45 cm quando aberta, e as gavetas podem chegar a 40 cm. Se optar por um modelo com profundidade maior, ele deve contar com portas de correr.

 

4. BANHEIRO

-  Porta: Com uma planta estreita e alongada – a exemplo desta –, o banheiro tem de estar fechado para que se possa abrir a porta do gabinete da pia. O vão de entrada do ambiente determina a profundidade do móvel: já que previmos uma porta acessível, de 80 cm, a bancada fica com no máximo 48 cm. A medida mínima de largura para uma bancada de pia é de 35cm, desta forma verifique se entre a porta e a parede em que está localizado o registro você tem 1,15m – 80cm (abertura da porta) + 35cm (largura da bancada) –, caso contrário a porta irá bater no seu balcão.

 

- Vaso sanitário: os 60 cm entre ele e a parede oposta garantem o acesso ao boxe. Cada lateral da bacia deve distar ao menos 30 cm dos elementos vizinhos, o que dá mais conforto ao usuário e permite apoiar uma lixeira e uma papeleira no piso.

 

- Área de banho: 90 cm é a largura mínima para o boxe. Assim, o morador se agacha e se movimenta livremente enquanto se ensaboa, lava o cabelo e se enxuga. Aqui, além das medidas, é muito importante verificar com a construtora o tipo de impermeabilização realizada, bem como nas áreas de sacadas e terraços. Estes elementos “escondidos”, ou seja, que fazem parte da estrutura do edifício podem dar muitas complicações ao comprador quando não são realizadas com material de qualidade e pessoal qualificado.

 

Lembre-se: estes são pequenos detalhes agora, mas se não observadas se transformarão em frustrações no seu dia-a-dia. Analise as plantas com cuidado, ao visitar a obra imagine-se realizando as funções cotidianas dentro de cada ambiente. Infelizmente hoje muitas plantas baixas não representam exatamente as medidas reais, por isso questione, meça, pesquise.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Vamos ficar muito felizes em ajudar nessa escolha tão importante.

 

(Texto adaptado de http://casa.abril.com.br/materia/as-metragens-minimas-para-sala-quarto-cozinha-e-banheiro)

ÍNDICES JULHO/2020:   CUB/AFEARQ: R$2.077,68  |  CUB SINDUSCON/RS (R8-A): R$1.982,39 |    INCC: 0,32% 

Pilar Incorporadora TS Ltda.

| Rua Raimundo Montanari, 1421, sala 201, Flores da Cunha, RS, CEP 95270-000 | (54)3292-9631 | contato@pilarincorporadora.com |